Translate

Pesquisar nesta página

Campanha | Dá licença, eu sou pai!



No Brasil, todo pai, inclusive adotivo, tem direito a licença paternidade, sem prejuízo em seu salário. Mas, essa licença é de apenas 5 dias. Muito pouco para acompanhar os primeiros passos de um filho. E se o pai for solteiro? E se forem dois pais? É pelo direito de cuidar dos nossos filhos que desejamos a ampliação da licença paternidade.

Neste sentido, a partir do slogan Dá licença, eu sou pai!, nossa campanha tem o objetivo de promover a ampliação da licença paternidade com equiparidade entre licença maternidade e licença paternidade. Ou seja, que seja garantida a igualdade de direitos entre homens e mulheres, no campo reprodutivo; e que a criança tenha também garantido seu direito à proteção, conforme preconiza o ECA.

Objetivos da campanha
  • Estimular os homens a exercerem o direito de cuidar, solicitando a Licença Paternidade em caso de nascimento ou adoção de um/a filho/a;
  • Promover mobilização pública em prol da ampliação do período da licença.
  • Promover diálogos sobre licença parental.
A iniciativa visa, portanto, promover um amplo debate na sociedade, com vistas à elaboração de uma lei de licença parental, a ser apresentado ao Congresso Nacional, a partir de uma moção cidadã.

Realização:
Núcleo de Pesquisas em Gênero e Masculinidades (Gema/UFPE)
Instituto PAPAI

Parceria:
Rede de Homens pela Equidade de Gênero (RHEG)
Fundação Carlos Chagas
Ministério Público de Pernambuco
CUT
SINSEP/PE
SINTEPE/PE

VT da Campaha