Translate

Pesquisar nesta página

Programa H


Os manuais da série Programa H orientam o trabalho de sensibilização de homens jovens para o questionamento de normas sociais tradicionais de gênero.

Ele está dividido em cinco unidades: 
    1) Sexualidade e Saúde Reprodutiva, 
    2) Paternidade e Cuidado, 
    3) Da violência para a convivência, 
    4) Razões e Emoções e 
    5) Prevenindo e vivendo com HIV/AIDS. 

Cada unidade é composta de uma introdução teórica ao tema, técnicas de trabalho em grupo e um índice de referência de outros materiais, fontes e recursos de pesquisa.

Baixe aqui o manual completo em três idiomas:

           > Português
          
           > Inglês

           > Espanhol

* * * 


BREVE SÍNTESE SOBRE CADA UNIDADE

Sexualidade e Saúde Reprodutiva. Esta unidade vida subsidiar profissionais que trabalham com homens jovens a abordarem questões relativas à sexualidade e saúde reprodutiva, a partir de uma perspectiva de gênero e relacional. Coordenação: ECOS – Comunicação em Sexualidade.

Paternidade e Cuidado. Unidade que apresenta informações e reflexões sobre o lugar que o cuidado (de se e dos outros) ocupa nas vidas dos homens jovens. A partir desta leitura mais ampla, apresentam-se estratégias de trabalho com jovens sobre exercício da paternidade, cuidado e vida reprodutiva. Coordenação: Instituto Papai.

Da Violência para a Convivência. O manual propicia reflexões sobre aspectos de gênero presentes nos episódios de violência. O reconhecimento de que a maioria dos atos de violência na esfera pública é cometida por homens jovens contra outros homens jovens e, na esfera privada, por homens contra mulheres é o primeiro passo para a redução da violência. Coordenação: Instituto Promundo.

Razões e Emoções. O manual mostra como a construção de gênero influencia a saúde mental dos jovens. O uso da violência, o consumo abusivo de álcool e de outras drogas são também reflexos de comportamentos socialmente construídos, tradicionalmente associados ao masculino. O manual aponta como estratégia na prevenção do uso abusivo de drogas uma combinação de ações específicas de prevenção com o desenvolvimento de habilidades gerais para a vida. Coordenação: Salud y Género.

Prevenindo e Vivendo com HIV / AIDS: O manual destaca a necessidade de se pensar prevenção do HIV a partir de um referencial de gênero e articulando essa discussão a outras dimensões da vida cotidiana: sexualidade, violência, auto-cuidado e saúde mental. Além disso, propõe uma série de reflexões para os jovens que estão vivendo com HIV/Aids. Coordenação: ECOS, Instituto Papai, Promundo, Salud y Género e apoio técnico da OPAS.